A importância do exame Ultrassonográfico na vida dos Pets

02/04/2018 13:48

A importância do exame Ultrassonográfico na vida dos Pets

 

A medicina veterinária está em constante evolução para melhor cuidar do seu amigo pet. Entre seus ramos, a ultrassonografia veterinária é aplicada no Brasil há mais de 30 anos, é um exame de diagnóstico por imagem muitas vezes de primeira escolha do clínico já que nos dá uma visão geral de todos os órgãos internos do animal. O ultrassom não causa dor, é rápido e raramente necessita de sedação do animal, imagine olhar dentro do seu pet com toda segurança!

O objetivo principal do exame ultrassonográfico é auxiliar no diagnóstico, que é feito em conjunto com outros exames laboratoriais e sintomas clínicos, a fim de aperfeiçoar o protocolo de tratamento do médico veterinário. Por isto, é muito importante que a requisição do exame venha acompanhada de informações sobre a suspeita clínica, tornando maior a interação entre o médico que realiza o exame e o seu animal.

Para a realização de um bom exame ultrassonográfico o proprietário também deve participar e há algumas recomendações que devem ser seguidas, principalmente o jejum alimentar de 6 a 8 horas e sem restrições para o consumo de água. Em alguns casos pode ser necessário o uso de antifiséticos ou laxantes, o seu médico veterinário irá alertar para isto ao solicitar o exame. 

As especialidade da ultrassonografia são divididas entre as regiões anatômicas em análise diagnóstica. Entre estas, a ultrassonografia abdominal é a mais realizada! Com ela é possível avaliar os órgãos da cavidade abdominal em relação à sua localização, dimensões, contornos, aspecto e vascularização.

O quadro ilustra as principais indicações para o exame ultrassonagráfico abdominal. Entre elas há algumas graves, e que ocorrem com frequência, como obstruções intestinais e urinárias, hemorragias, cesáreas de emergência e dores agudas, o exame ultrassonográfico pode salvar uma vida.

O ultrassom cervical avalia todas as estruturas da região do pescoço como: glândula tireóide e paratireóide, linfonodos, veia jugular externa, artérias carótidas e glândulas salivares. O ultrassom ocular permite avaliação do globo ocular e de todas as estruturas a ele relacionadas (corpo ciliar, retina, câmara anterior e posterior, nervo óptico), neste caso utiliza-se um colírio anestésico para não causar incômodo no animal.

Ultrassonografia musculoesquelética é utilizada para observação de irregularidades na superfície articular e do osso, rupturas de ligamentos, processos inflamatórios degenerativos, roturas, luxações e fraturas.

O uso do mapeamento Doppler colorido é uma importante ferramenta para avaliar o fluxo sanguíneo dos órgãos,vascularização, índice de resistividade, gestação para avaliar batimentos cardíacos, identificação de vascularização em tumores, muito utilizado na avaliação do fígado e rins.

Principais indicações para o e abdominal: 

• Aumento de volume e dor abdominal aguda; 

• Pesquisa de Metástases; 

• Emagrecimento progressivo; 

• Acompanhamento gestacional; 

• Obstrução do trato gastrointestinal, vômitos e diarreia; 

• Cálculos renais, vesicais; 

• Afecções do aparelho reprodutor; 

• Febre de origem desconhecida; 

• Guiar coleta de material para biópsia; 

• Guiar coleta de urina; 

• Punção de líquido livre abdominal.

A avaliação interna preventiva do seu animal é muito importante, somente assim o médico veterinário pode diagnosticar e tratar precocemente eventuais patologias, garantindo a qualidade de vida do animal. Portanto sempre que for solicitado este exame, com certeza será para o bem estar de seu melhor amigo, pense nisso! 

 

Dra. Fabiana Sicci del Lama 

CRMV-SP:18727