Cães e gatos de fumantes são mais propensos à diversas doenças!

29/08/2016 14:02

 

Fumantes Passivos

As pessoas e animais que acabam ficando próximas aos fumantes acabam se tornando fumantes passivos, ou seja, eles não fumam diretamente, mas por estarem no mesmo ambiente que o fumante, acabam inalando a fumaça do cigarro e fumam involuntariamente.

É importante compreender que quando você fuma, além de estar colocando em risco a sua saúde, estará colocando em risco a saúde do seu cachorro ou da pessoa que estiver próxima.

 

Os malefícios para os cães

As consequências para os cães que convivem com fumantes e ficam próximos a eles na hora de fumar são diversos. Entre os principais problemas que o cachorro pode adquirir temos: a bronquite alérgica, dermatológica, problemas respiratórios e até mesmo câncer. 

A fumaça do cigarro afeta o sistema nervoso dos cães e gatos, pois contém numerosos compostos que causam câncer, por isso o perigo, não só para os seres humanos, mas também para os animais.

Há ainda alguns profissionais dessa área que afirmam que o cão pode ter coceiras, lesões na pele e também nas córneas.

Uma investigação da Universidade Estadual do Colorado encontrou um aumento da incidência de tumores nasais e câncer de mama em cães que vivem em casas de fumantes.

Esse tipo de tumor é especificamente encontrado entre as raças de focinho comprido, como os Retrievers e os Pastores Alemães. Os animais que são acometidos por este tipo de doença, geralmente, não vivem mais de um ano.

O mesmo estudo mostrou maiores taxas de câncer de pulmão naqueles cães que tem focinho curto, como os Boxers e os Buldogues. Este tipo de raças, por terem suas passagens nasais muito curtas, percebem mais facilmente as partículas causadoras de câncer, que chegam muito mais rápido aos pulmões.

Outro estudo mostrou que os cães que vivem em lares de fumantes têm um risco de 60% de desenvolverem câncer de pulmão.

 

Malefício para os gatos

Um estudo que explora a ligação entre o câncer e o fumo em gatos, descobriu que aqueles que vivem com fumantes têm duas vezes mais chances de desenvolverem câncer. Esse tipo de linfoma, em 12 meses, mata 3 de 4 gatos afetados.

Uma das razões pelas quais os gatos são tão vulneráveis ​​aos agentes cancerígenos da fumaça de cigarro é que eles são cabeleireiros muito meticulosos. Ou seja, a limpeza diária dos pelos, por um longo período de tempo, pode expor seus tecidos orais as perigosas substâncias cancerígenas.

Outra pesquisa também mostrou que os gatos que vivem com fumantes apresentam nicotina e outras toxinas na urina.

Os sinais e sintomas de intoxicação por nicotina em seu cão ou gato incluem tremores, espasmos ou convulsões, salivação excessiva, pupilas dilatadas, alucinações auditivas e visuais, excitação, taquicardia, vômitos e diarreia.

Para proteger você e o seu animal de estimação contra estes males, é melhor parar de fumar.

Para minimizar os riscos, enquanto você está tentando parar de fumar, fume apenas ao ar livre, assim, você evita que grande parte das partículas de fumo poluam a sua casa ou carro, reduzindo a carga tóxica para o seu amiguinho.

Você também poderá usar, em sua casa, um purificador de ar de alta qualidade, para ajudar a eliminar o excesso de toxinas que são liberados no ar pelo cigarro.

Lave as mãos depois de fumar e antes de tocar o seu animal de estimação. O ideal seria também lavar o cabelo depois de fumar, especialmente se você tem um animal de estimação (ou criança) que fica muito perto de você.

Mantenha os cinzeiros limpos e coloque os resíduos em sacos bem fechados para que estejam inacessíveis aos seus animais de estimação.

 

Uma pesquisa do Centro de Saúde Henry Ford (Michigan, EUA) feita com mais 3 mil fumantes que tinham cães ou gatos, constatou que 28,4% deles teriam deixado de fumar se soubessem dos riscos para a saúde de seus animais de estimação!  Claro que sabemos o quanto é difícil parar de fumar, mas fica aqui mais um estímulo!!!


Leia mais: 

http://www.clubeparacachorros.com.br/saude/maleficios-do-cigarro-para-seu-cachorro/#ixzz4IjHHrAh0

http://meusanimais.com.br/voce-e-fumante-voce-acha-que-a-fumaca-de-seus-cigarros-nao-prejudica-os-seus-animais-de-estimacao/