Dicas pra viajar com seu bichinho com segurança e conforto!

19/11/2011 10:27

 

Cuidados ao viajar com seu cão

O primeiro passo para viajar tranquilamente com... seu animal é levá-lo ao veterinário para conferir seu estado de saúde geral, as vacinas devem estar todas em dia e o veterinário deve fornecer um atestado de saúde. Se seu animal não estiver com todas a vacinas ele corre o risco de contrair enfermidades como, por exemplo, a dirofilariose (que ataca o coração). O animal também deve estar protegido contra pulgas e carrapatos através de coleiras ou produtos pour on!
Verifique se há a necessidade do uso de outros medicamentos para evitar que ele contraia doenças locais. Não deixe para vacinar seu animal no dia da viajem, pois ela pode causar estresse e algumas reações que podem causar desconforto.
Para quem vai viajar de carro o bicho deve ser acomodado em uma caixa de transportes, para a segurança da família e dele próprio. Isso também evita ter problemas com a polícia rodoviária, já que é proibido por lei que ele viaje solto.

Para ele não passar mal na estrada:

É importante lembrar que seu animalzinho também tem suas nescessidades fisiológicas, e como ele não sabe pedir, devem ser feitas paradas a cada duas horas para ele fazer xixi e tomar água, não é preciso fazer uso de remédios, a menos que seja recomendado pelo veterinário, e é importante que ele esteja em jejum de comida por pelo menos seis horas, para evitar possíveis enjôos.
Se for no verão, o carro deve estar bem ventilado e fresco.
 
Caso haja mais alguma dúvida, consulte a equipe É O Bicho!