Castração em cães e gatos (cadelas e gatas)

A castração é uma operação relativamente segura, consiste na retirada dos órgãos reprodutores dos animais, geralmente os pacientes se recuperam da cirurgia em aproximadamente uma semana, com desconforto mínimo e vantagens pro resto da vida.

Bons motivos para realizar a castração no seu(sua) melhor amigo(a) 
 

  • Evitar ninhadas não desejadas e doenças venéreas
  • Animais castrados são mais Saudáveis- Tanto machos como fêmeas têm menos chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos. Os machos, depois de castrados, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores testiculares. A castração reduz o risco da cadela ter tumor de mama. Se a cadela for castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco de desenvolver tumores mamários reduzido em cerca de 90%. O Tumor Mamário é, normalmente, um tipo de câncer muito comum em cadelas idosas que não foram castradas. Além disso, cirurgia na fêmeas imaturas é menos propensa a complicações. A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos, que são ocorrências comuns em fêmeas não castradas.
  • Passeios Controlados - Animais castrados fogem menos e com isso levam uma vida mais segura, sem os perigos da vida na rua.
    Diminui também as brigas com outros cães reduzindo assim, o risco de danos, infecções, atropelamentos.
    Além do perigo do passeio pelas ruas, existe o risco de seu animal macho cruzar com alguma fêmea de rua, o que, sem contar com o aumento população de rua, teríamos o perigo também da transmissão de doenças venéreas. Uma doença venérea muito comum nos cães é um tipo de turmor, que é maligno (câncer).
  • Mudança de Comportamento - Animais castrados são mais contentes e comportados.
    A castração precoce reduz o aborrecimento e constrangimento dos machinhos ficarem "montando" nas pernas das pessoas ou na mobília. A castração não transformará seu cachorro em um "frouxo ", e ele nunca saberá o que está perdendo, mesmo que já tenha cruzado alguma vez. Ele tem vontade sim, mas por um simples mecanismo hormonal; logo, se tirarmos seus testículos, este estímulo hormonal desaparece, e ele não sente mais vontade de cruzar. Algumas pessoas acham que o animal ficará preguiçoso e gordo, mas nem sempre isto ocorre. Se a castração for realizada precocemente não levará o animal à obesidade. Quando feita depois do animal adulto realmente ele ficará com uma tendência a engordar, o que pode ser controlado com uma rotina de brincadeiras e exercícios, além de não podermos deixá-lo comer demais.
  • Melhor Convivência em casa - A castração resulta em uma fêmea mais limpa em casa. Todos os proprietários de fêmeas sabem como é incômodo o sangramento que ocorre no cio (aproximadamente dez dias, duas vezes ao ano). Removendo os ovários de sua cachorrinha este problema é eliminado. Castração precoce dos machos também ajudará no treinamento para urinar no local certo, diminuindo a incidência de urina "nos cantinhos" que o macho faz por razões territoriais.